Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Áreas de Atuação

Consultoria

Os serviços de consultoria empresarial do Instituto de Pesquisa Catarinense – IPC são desenvolvidos de modo que se adequem à realidade das empresas, identificando as necessidades, problemas e virtudes sobre seu negócio para então desenvolver um planejamento estratégico para suprir sua carência. Os serviços estão divididos em três áreas de atuação, que se integram de modo que possam levar ao cliente as melhores soluções estratégicas que resultem em excelentes resultados para seus negócios.

Clique nas áreas de atuação para saber mais:

Finanças
  • Viabilidade Econômico-Financeira

    Quero abrir meu negócio, mas não sei qual o capital necessário. Não sei se esse negócio ou novo investimento me trará lucro. O IPC faz um estudo da viabilidade de um novo negócio ou de um investimento alto em uma empresa já existente. Levanta todos os investimentos necessários para abrir o negócio, projeta os custos e faturamento previstos para os próximos anos. 

  • Projeto de Financiamento/investimento

    Vou abrir um novo negócio e não tenho capital próprio suficiente. Minha empresa quer expandir e para isso preciso conhecer as linhas de crédito disponíveis no mercado. Orientamos nossos clientes quanto à possibilidade de captação de financiamentos e definição da linha de financiamento mais adequada para as características específicas do negócio.

  • Controle Financeiro

    Não sei se minha empresa é lucrativa e atraso frequentemente alguns pagamentos por perda de prazos. Não consigo planejar as finanças da empresa nem quando receberei pelos serviços e produtos vendidos. O IPC analisa os processos financeiros da sua empresa e propõe melhorias com o objetivo de criar um meio mais efetivo para o controle das finanças.

  • Análise de Custos para Formação de Preço

    Tenho alto volume de vendas, mas continuo com prejuízo. Não sei se meu preço cobre os custos de produção e venda, desconheço o custo unitário de cada produto. Na elaboração da análise dos custos para formação de preços, fazemos um levantamento de todos os custos ocorridos na sua empresa, identificando como eles compõem a venda dos produtos ou a prestação dos serviços.

  • Capital de Giro

    É comum não ter dinheiro para pagar meus funcionários e fornecedores mesmo tendo um alto volume de vendas. Recorro frequentemente a empréstimos para pagar contas e obrigações de curto prazo.  Auxiliamos nossos clientes na determinação dos recursos necessários para financiar as atividades do dia a dia da empresa, através da estruturação de um nível adequado de estoques e de uma política de crédito e cobrança efetiva.

  • Gestão de Estoques

    Clientes saem frequentemente insatisfeitos da minha empresa, pois faltam produtos para atendê-los, além disso, preciso recorrer a fornecedores mais caros quando acaba o estoque dos produtos. Há muito desperdício de materiais na minha empresa e eu tenho um custo muito elevado com estocagem. Fazemos um estudo para determinar quando devem ser feitos os pedidos aos fornecedores, qual a quantidade ótima a ser comprada, quais são os custos de estocagem e qual o estoque mínimo a ser mantido.

  • Análise Financeira

    Tenho dificuldade de saber quais produtos ou serviços me trazem mais retorno e quero ter indicadores que me auxiliem a tomar decisões financeiras na empresa. Fazemos uma análise para que sua empresa conheça mais a fundo sua saúde financeira, seja para priorização de investimentos e financiamentos ou para entender o histórico e o potencial de crescimento da empresa.

  • Avaliação de Empresas

    Quero vender minha empresa ou parte dela, mas não sei que preço cobrar. O IPC faz uma avaliação do valor de sua empresa, tendo como base o valor de mercado, sua capacidade de gerar lucro futuro e o valor de seus pertences.

  • Orçamentação

    Minha empresa tem um histórico de investimentos sem base financeira e não é muito claro o rumo que ela está tomando.  Na Orçamentação é organizado todo o processo orçamentário e elaborada uma ferramenta, a fim de permitir o planejamento financeiro a curto e longo prazo e alinhá-lo à estratégia da sua empresa, além de viabilizar o controle orçamentário dos itens realizados em comparação ao orçado, a fim de se entender o porquê desses desvios e fornecer um meio para que o cliente atue na redução de tais desvios.

Marketing
  • Planejamento Estratégico

    O planejamento estratégico é recomendado para empresas que não possuem a sua própria estratégia formalizada e que não sabem direito a relação entre sua organização e o ambiente externo. O IPC, em ação conjunta com o cliente, irá definir, avaliar e selecionar as áreas do negócio que irão atuar e qual ênfase nos recursos cada área da empresa deverá receber para que a empresa esteja melhor inserida no mercado.

  • Estimativa da demanda

    A solução de Estimativa de Demanda é adequada para empresas que não sabem qual é a demanda atual e futura para o mercado em que atua e como se preparar para isso. Com base em dados estatísticos, no tamanho da empresa e nas tendências do crescimento do mercado, a empresa terá uma previsão da demanda futura do que seus compradores irão, provavelmente, adquirir sob determinadas condições.

  • Pesquisa de Mercado

    A pesquisa de mercado é indicada para as organizações que precisam dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes, a fim de melhor atender seu mercado-alvo.

  • Plano de Marketing

    Solução indicada para empresas que pretendem conhecer melhor o mercado em que atuam os potenciais compradores e os seus concorrentes. O Plano de Marketing é um estudo completo sobre o mercado de atuação de uma empresa. Esse estudo inclui a análise do ambiente no qual a empresa está inserida, análise dos concorrentes setoriais, e análises de público-alvo e do comportamento do consumidor.

  • Plano de negócio

    Essa solução é indicada para empreendedores que desejam avaliar a viabilidade e formalizar o plano de atuação de um negócio que se quer iniciar ou já está iniciado há pouco tempo. O Plano de Negócios formaliza a ideia do negócio, e a partir do estudo mercadológico do setor de atuação, definiremos em conjunto estratégias de marketing para atender as necessidades.